Conhecendo os benefícios que a Lei Geral traz para o Produtor Rural

SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas) publicou em seu portal alguns benefícios que produtores rurais e agricultores garantem dentro da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

O tema parece relevante e pode ser um divisor de água na sua carreira. Por isso trouxemos alguns pontos deste material para o Blog da São Francisco Fibras e esperamos que ajude em seu negócio e jornada profissional.

O que é a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa?

“A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar Federal 123/2006) traz benefícios para o produtor rural. Assim como os demais profissionais, tanto o agricultor, quanto o produtor poderão optar pela formalização. No entanto, a atividade rural deve ser mantida, como principal ofício. Assim, o trabalhador rural poderá se formalizar como:

  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Microempresa (ME);
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP).”

Mas essa Lei é para todos os empreendedores, porque faria diferença na vida de produtores rurais?

“Se o profissional é produtor rural ou agricultor familiar ele obterá os mesmos benefícios que os demais empreendedores que se enquadram à Lei Geral, e mesmo assim não perdem a condição de segurado especial da Previdência Social, o que garante ao trabalhador que ele se aposente em menos tempo e também contribua para o Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) em menos tempo. Outra vantagem é que se formalizando, o agricultor fica isento de pagar taxas relacionadas à Vigilância Sanitária.”

 

O que a Lei aborda que fala diretamente aos produtores rurais?

No artigo 3º é possível identificar quais partes são destinadas ao público de produção rural e são elas:

  • Artigo 6º: “permite que tanto o agricultor quanto o produtor possam licenciar suas atividades apenas apresentando ao órgão competente os dados pessoais, sem que precise apresentar documentação que comprove a atividade;”
  • Artigo 7º: “explica que os municípios devem emitir o Alvará de Funcionamento Provisório ao agricultor e ao produtor, para que estes iniciem suas atividades após se formalizarem. Isso, se o grau de risco da atividade não for considerado alto. Além disso, este artigo também garante ao trabalhador rural que atue em áreas com regularização fundiária precária, imóveis e também na casa do empreendedor.”

Além desses pontos, a Lei ainda aborda sobre acessos a mercados e trâmites como licitações e regulação tardia…

“O capítulo V trata do acesso a mercados, ou seja, traz regras simplificadas para a participação em licitações. Entre elas podemos citar o empate ficto. Empate ficto é quando há um processo de compra governamental, e uma grande empresa apresenta a proposta vencedora, mas se um pequeno negócio, que esteja concorrendo, tiver oferecido um preço até 10% superior, a pequena empresa terá o direito de cobrir a proposta vencedora.

No caso do pregão, esse limite diminui para 5%. A regularização tardia garante ao produtor e ao agricultor participarem de uma licitação, mesmo que estejam com alguma pendência fiscal. Se ele for o vencedor, ele terá um prazo de até 5 dias úteis para regularizar sua situação com o poder público.”

 


 

Como este é um tema de extrema importância e com muitas especificações, nos baseamos no artigo do SEBRAE, mas para garantir todos os seus direitos e conhecer mais sobre os benefícios que pode obter, Conheça a Lei Geral completa AQUI.

Benefícios da Lei Geral para o Produtor Rural

Conhecendo os benefícios que a Lei Geral traz para o Produtor Rural O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas) publicou em seu portal alguns benefícios que produtores rurais e agricultores garantem dentro da Lei Geral da Micro e Pequena…

Varetas de qualidade para uso na sua plantação

Varetas de qualidade para uso na sua plantação Pensando no crescimento e evolução do seu negócio a São Francisco Fibras, com grande satisfação, dá mais um passo para fortalecer sua parceria com clientes e especialistas do mercado. Esse mês, estamos lançando este Blog,…

Olericultura: tudo o que você precisa saber sobre o tema!

Olericultura: tudo o que você precisa saber sobre o tema! A olericultura é uma vertente da horticultura que abrange a produção de legumes, vegetais e hortaliças constituídas das seguintes partes: folhas, inflorescências, raízes, caules e frutos.     Olericultura com o…

Varetas de fibra vão além da sua plantação, quer ver?

Que a São Francisco Fibras é uma das únicas empresas, que tem como principal especialidade, a produção de varetas para o mercado de colhedoras mecânicas e derriçadeiras de café você já sabe, não é?

Mas no artigo de hoje resolvemos mostrar o que produzim…

5 práticas sustentáveis na agricultura

5 práticas sustentáveis na agricultura: aumente a rentabilidade e reduza custos. Sustentabilidade é um tema que se faz presente e quase obrigatório em todos os mercados atuais, na agricultura não poderia ser diferente. Produtores brasileiros têm se atualizado e…

Por que utilizar varetas de fibra na olericultura?

Por que utilizar varetas de fibra na olericultura? A São Francisco Fibras conta com uma gama de clientes que atuam no setor agrícola, sendo muitos destes produtores adeptos da olericultura. Pensando nisso e em sempre suprir suas necessidades, apresentamos neste artigo…

Florada do café: entenda o que ocorre com sua plantação na primavera

Florada do café: entenda o que ocorre com sua plantação na primavera   Seguindo o nosso especial de primavera aqui no Blog da São Francisco Fibras, destacamos como a estação influencia em plantios de café. A etapa de Florada do café arábica, normalmente ocorre entre…

Varetas de fibra são essenciais para cultivo na primavera

Em setembro começamos a compartilhar conteúdos especiais sobre a primavera, sabendo que esse é um período importante e lucrativo para profissionais agrícolas de todo o país. Dando continuidade ao tema, hoje escrevemos sobre varetas de fibra e seu valor para a qual…

Plantio na Primavera: benefícios de cultivo trazidos pela estação

Plantio na Primavera: os benefícios de cultivo trazidos pela estação No Brasil, a Primavera se inicia no dia 22 de setembro. Conhecida por ser a responsável pelo desabrochar das flores e por trazer mudanças significativas às paisagens, a estação traz vantagens ainda…